A celulite é um problema

Celulite: Os 5 melhores tratamentos para celulite

A celulite é um problema bem conhecido das mulheres, isso porque elas se desenvolvem com maior facilidade no corpo feminino. E não escolhe idade, classe social ou raça, estudos mostram que 95% das mulheres sofrem com celulites.

Esse é um problema que não causa danos à saúde, mas é muito incômodo para quem sofre desse mal. Principalmente se você deseja usar uma roupa mais curta ou andar de biquíni.

Mas não se preocupe com isso, hoje existem diversos tratamentos que podem te ajudar a minimizar e até eliminar completamente a celulite da sua vida.

São diversas alternativas que vão desde procedimentos estéticos até cuidados com a alimentação e atividades físicas, tudo para te ajudar a garantir que esse problema seja resolvido de vez.

Antes de começar a falar sobre cada tipo de tratamento é interessante explicar um pouco melhor sobre o que é e o que causa o aparecimento da celulite.

O que é celulite:

Tratamento para Celulite - VivaBemComSaude
Tratamento para Celulite – VivaBemComSaude

A celulite é reconhecida como aqueles furinhos que normalmente aparecem nas pernas, principalmente na região das coxas.

Elas são causadas pelo excesso de gordura na região, esse acúmulo causa uma diminuição na capacidade de circulação dos vasos linfáticos.

Tudo isso causa uma diminuição na ação do colágeno, esse é o responsável por manter a sustentação da pele. Sem essa sustentação os furinhos logos começam a aparecer.

Existem 3 graus de celulites, o primeiro é o mais leve e aparece apenas quando a região é pressionada, como ao cruzar as pernas, por exemplo.

O segundo grau é aquele onde a pele apresenta aspecto de uma casca de laranja, com pequenas ondulações mesmo sem qualquer pressão na região.

O terceiro é o mais grave e pode causar até dor, nesse caso a pele apresenta furos mais profundos e maiores que podem ser percebidos a distância.

Quanto mais leve o caso mais fácil será o tratamento e a eliminação do problema, mas mesmo que você esteja no nível mais avançado ainda é possível reverter o quadro.

Os tratamentos de celulite disponíveis hoje são indicados justamente para ajudar a todos os níveis.

1 Cremes dermatológicos:

Os cremes são indicados para a prevenção contra a celulite e para o tratamento de casos mais leves, a aplicação deve ser diária e sempre massageando a região para garantir um estímulo da circulação.

Esses produtos agem diretamente na região afetada, estimulando a produção de colágeno, melhorando a circulação e quebrando as moléculas de gordura acumuladas.

Existem 2 princípios ativos mais indicados para essa finalidade, eles podem ser encontrados em diversos produtos com preços e marcas diferentes.

  • Cafeisilane C:

A cafeisilane é um produto da cafeína que estimula a quebra da gordura e acelera o metabolismo. Sua absorção é maior do que a da cafeína, por isso seu uso é mais indicado.

  • Centella asiática:

A Centella asiática é uma planta presente na medicina oriental que vem sendo usada para o tratamento de celulite. Essa inclusive é o princípio ativo com maior comprovação de efetividade no combate à celulite.

Sua principal ação é estimulando a produção de colágeno e aumentando assim a resistência da pele contra a celulite.

2 Radiofrequência:

A radiofrequência já é bem conhecida no mundo da estética, esse procedimento inicialmente era utilizado apenas para tratar a flacidez, mas vem mostrando resultados bem significativos contra as celulites.

O tratamento basicamente acontece através de ondas eletromagnéticas que são aplicadas diretamente na parte da pele atingida pelas celulites. Essas ondas causam um aumento na temperatura da pele e de suas camadas mais profundas.

Com o aquecimento as moléculas de gordura mudam sua estrutura e se tornam mais fáceis de serem eliminadas, além disso o aumento da temperatura estimula a produção de mais colágeno na pele.

3 Drenagem linfática:

A drenagem linfática é como uma massagem, porém mais forte e localizada nas regiões afetadas pela celulite. Basicamente nesse processo a massagem estimula a eliminação de todo líquido retido e também estimula a quebra das células de gordura.

Os resultados são mais efetivos em casos mais leves, mas quando associada à outras técnicas pode ajudar no tratamento dos casos mais graves.

Ela atua como um potencializador dos outros tratamentos, melhorando a circulação diminuindo a retenção hídrica.

4 Carboxiterapia:

Esse é um processo mais invasivo do que os outros apresentados e sua prática é permitida apenas por médicos especialistas, mas ainda é realizado em consultório.

O processo começa com uma injeção de gás carbônico introduzido diretamente na região afetada, a presença do gás no tecido estimula o início de uma inflamação e consequentemente a reestruturação celular da pele.

A produção de elastina e colágeno na pele também é estimulada e por isso a aparência do tecido se torna mais lisa e firme.

5 Subcisão:

A subcisão é o método mais indicado para os casos mais graves de celulite, é um procedimento invasivo que requer experiência por parte do profissional.

A técnica consiste na utilização de agulhas próprias que são usadas para quebrar as moléculas de gordura reestruturando a camada lipídica. Assim as fibras que puxam a pele para baixo formando os buracos são quebradas.

Isso ajuda também a aumentar a produção de colágeno para que a pele reestruture suas características naturais, assim os resultados são bem mais rápidos.

Mas é preciso cuidado, esse tratamento só é indicado para casos graves e com avaliação médica anterior para não ter problemas durante e após o procedimento.

Cuidados para não voltar a ter celulite:

É muito importante ressaltar que nenhum desses tratamentos garante o desaparecimento permanente das celulites. Todos os resultados são temporários, a menos que haja uma mudança no estilo de vida.

Para garantir que o problema com as celulites não seja recorrente é preciso alterar a alimentação e iniciar a prática de atividades físicas frequente.

Diminuir o consumo de açúcares, gorduras e carboidratos simples pode fazer toda diferença para a evolução do tratamento escolhido.

A perda de peso e fortalecimento dos músculos ajuda muito evitar o aparecimento de novas celulites. Os resultados só podem ser satisfatórios quando são feitos em conjunto, isso é o que garante o combate definitivo da celulite.

Celulite nunca mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *