Coronavírus pode ser transmitido pela relação sexual? Descubra!

Coronavírus pode ser transmitido pela relação sexual? Descubra!

A pandemia do novo Coronavírus chegou trazendo com ela diversas dúvidas sobre como se prevenir e como acontece a sua transmissão.

Muitas notícias falsas surgiram e por isso é bem comum que ainda tenham muitas questões que não foram respondidas. Uma delas é justamente se o coronavírus pode ou não ser transmitido pela relação sexual.

Essa questão se tornou relevante já que casais que dividem a mesma casa teoricamente não teriam risco maior de contaminação do que o habitual.

Então, o Coronavírus pode ou não ser transmitido pelo sexo?

Inicialmente os especialistas imaginavam que não seria possível se contaminar com o Coronavírus por meio do sexo. Isso baseado no histórico de contaminação da maioria dos outros vírus.

Mas o que foi descoberto a pouco tempo é que o Coronavírus pode sim ser transmitido através do sêmen. Um estudo elaborado na China comprovou a presença do vírus no sêmen de voluntários infectados.

Sendo assim, o mas indicado é que realmente as relações sexuais sejam evitadas, mesmo para quem tem um parceiro fixo. O risco de contaminação é alto e até que se descubra como contornar a situação a solução é a abstinência.

O único caso em que o sexo pode ser considerado é se ambos estiverem em isolamento constante e sem sintomas.

O que pode ou não ser feito no período de isolamento social:

Já é sabido que se encontrar com pessoas para ter relações sexuais está fora de questão, até mesmo se for um conhecido. Nenhum contato pode ser mantido com pessoas de fora do seu convívio diário.

Isso quer dizer que marcar um encontro por aplicativo não é recomendado e muito menos se for um desconhecido. Mas não é apenas nesses casos que o sexo não é indicado.

O sexo oral deve ser totalmente descartado, em todos os casos já que as chances de se contaminar são muito maiores.

Os especialistas dizem que a melhor opção é a masturbação, assim o contágio não é possível. Mesmo nesses casos é preciso higienizar as mãos e brinquedinhos antes e depois de usar.

Até mesmo aqueles que são casados devem preferir a masturbação, o risco de uma pessoa assintomática contaminar a outra é grande. A reação acontece de maneiras diferentes e seu cônjuge pode desenvolver um quadro mais grave da doença.

Então até que seja descobertas novas evidências ou maneiras de evitar o contágio o ideal é o afastamento até mesmo dentro de casa.

Dicas para se proteger contra o coronavírus:

  • Saia de casa apenas quando for realmente necessário, hoje essa ainda é a melhor maneira de se prevenir. Como toda a situação é muito nova não temos como ter certeza do que é ou não seguro fazer.
  • Se precisar sair seja objetivo e evite conversas e contato físico, mantenha uma distância mínima de 1 metro e use sempre máscaras.
  • Use o álcool em gel antes de utilizar carrinhos em supermercados e logo após as compras.
  • Quando chegar em casa deixe os sapatos do lado de fora, retire toda a roupa em um lugar isolado e coloque dentro de um saco para ser lavada.
  • Se for possível tome banho, se não lave bem as mãos e o antebraço.
  • Higienize as compras antes de guardá-las , isso também vale para as sacolinhas.
  • Caso alguém da família apresente sintomas de Covid-19 ligue para o posto de saúde e isole a pessoa imediatamente.
  • Siga os cuidados orientados pelos profissionais da saúde, observando sempre a evolução do quadro.
Cartilha de Como se Proteger do Coronavírus
Cartilha de Como se Proteger do Coronavírus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *