Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

6 Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Aprender sobre os 6 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade é uma iniciativa que vai contribuir para melhor qualidade de vida. 

A pandemia causada pelo novo coronavírus mostrou o quanto nossa saúde pode estar fragilizada ao ponto de não resistir aos ataques da doença. 

Sem contar que se o sistema imunológico estiver fraco, a incidência de gripes, resfriados e demais doenças oportunistas é muito mais fácil. 

Quanto mais formos vítimas dessa situação, mais suscetíveis estaremos para desenvolver doenças mais sérias. 

Portanto, agora é a hora de aprender a consumir os 06 alimentos que ajudam a imunidade e a formar hábitos mais saudáveis. 

Quer conhecer quais são esses alimentos? Venha conosco!

Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade: conheça os 6 que se destacam

1. Gengibre

O gengibre é um dos melhores alimentos para quem  precisa aumentar a imunidade, pois ele auxilia o organismo a responder de forma eficaz as infecções. 

Pode ser consumido fresco em forma de chá, na salada, como adicionais de tempero, em lascas, em cápsulas e em pó. 

É importante consumir o gengibre com frequência para que o corpo aproveite os nutrientes e os efeitos que ele pode causar. 

Ele possui ação anticoagulante, anti-inflamatória, analgésica, antipirética e anti espasmódica. 

Escolha a melhor forma de consumo de acordo com o seu gosto. O que importa é fazer o uso regular, mas sem exagerar na quantidade. 

2. Alho

Esse é um dos temperos mais conhecidos na culinária e serve também para melhorar a resposta do sistema imunológico. Isso graças a uma substância encontrada nele. 

Ela é conhecida como alicina e tem grande poder antimicrobiano, contribuindo para que o corpo possa combater de forma eficaz a presença de fungos, bactérias e vírus. 

Esses são responsáveis pela presença de variados tipos de doenças que interferem na qualidade de vida. 

Outra grande vantagem do consumo do alho com frequência é que contribui para que o organismo elimine as toxinas causadoras de doenças. 

3. Iogurte natural

O iogurte natural é um alimento rico em vitaminas, cálcio, minerais e proteínas que contribuem para melhorar o funcionamento do organismo. 

Além disso, ele é rico em lactobacilos, que são bactérias do bem. 

Elas são excelentes inibidores da proliferação de bactérias que podem causar prejuízos à saúde, deixando o organismo muito mais resistente à infecções e inflamações causadas por vírus e bactérias. 

É importante escolher um iogurte natural de qualidade para conseguir os efeitos do alimento no organismo. 

Por isso, esqueça aqueles que são ricos em açúcar, corantes e aromatizantes. Leia o rótulo da embalagem para ter certeza que está comprando o verdadeiro iogurte natural.

4. Fígado

O fígado é riquíssimo em vitamina A e zinco, portanto consumir mesmo que seja uma pequena porção frequentemente vai ajudar a fortalecer o organismo. 

A vitamina A age diretamente nos tecidos dos mucosas, fortalecendo-os para que eles protejam o organismo da entrada de toxinas que causam prejuízos à saúde. 

A presença do zinco em alta dosagem contribuiu para que o fígado seja considerado um dos alimentos que mais ajudam a aumentar a imunidade.

Esse mineral tem alto poder para impedir a replicação dos vírus, tais como os da gripe que causam pequenas infecções que, se não tratadas, podem se tornar um problemas sérios de saúde. 

5. Frutas ricas em vitamina C

As frutas cítricas são ricas em vitaminas C, por isso fortalecem o organismo contra a ação de vírus e bactérias causadoras de doenças. 

Além disso, elas são ricas em fibras que garantem melhor funcionamento do intestino, permitindo assim a liberação de toxinas. 

Veja abaixo as melhores opções de frutas ricas em vitaminas C: 

  • Abacaxi.
  • Acerola. 
  • Camu camu. 
  • Caju. 
  • Carambola. 
  • Goiaba. 
  • Limão.                                                        
  • Kiwi. 
  • Mamão.
  • Manga. 
  • Melancia.
  • Morango. 
  • Tangerina ou mexerica, como é conhecida em algumas regiões.
  • Tomate. 

O consumo diário de frutas ricas em vitaminas C ajudarão ao organismo a aumentar a imunidade e consequentemente a ter mais saúde.

6. Cúrcuma

A cúrcuma é da família do gengibre e também é conhecida como açafrão da terra ou açafrão da Índia. 

Sua presença é muito marcante na culinária indiana, mas tem ganhado cada dia mais espaço na cozinha brasileira. 

Seja pela cor e sabor que conferem aos alimentos, mas também por ser um considerado funcional. 

Ou seja, seu consumo traz grandes benefícios à saúde. Sua ação no organismo consiste em combater de forma eficaz as infecções. 

Ele é rico em propriedades capazes de combater bactérias, vírus e fungos que invadem o organismo e podem causar graves infecções. 

Hábitos que contribuem para aumentar a imunidade

Além de consumir os alimentos que ajudam a aumentar a imunidade é importante cultivar hábitos de vida mais saudáveis. 

O consumo de água em quantidade adequada é ideal para manter o corpo hidratado, além de ajudar no funcionamento correto do intestino. 

Portanto, não espere a sede chegar para beber água. Crie o hábito de consumi-la diariamente. 

Colocar um copo ou garrafinha próximo de você ajuda a não esquecer, além de fortalecer o hábito com o passar dos dias. 

Cultivar uma boa noite de sono também ajuda a manter a saúde em dia. Por isso, adotar alguns hábitos fará com que você durma mais e melhor. 

Evite a luz de aparelhos eletroeletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir. Deixe o ambiente escuro, limpo e organizado. 

Pratique exercícios físicos diariamente. Eles ajudam o corpo a relaxar, aumentam a produção de endorfina, aumentando a sensação de bem estar. 

Conclusão

Na hora de escolher os alimentos que ajudam a aumentar a imunidade é importante verificar a qualidade deles. 

Não compre frutas ou raízes velhas. Prefira sempre os alimentos frescos. O fígado de boi deve ser comprado sempre em locais de extrema confiança. 

Ele deve estar com o vermelho vivo. Não compre se perceber que ele está velho e com cor opaca.

Lembre-se de consumir os alimentos em sua forma mais natural possível.

Acrescentar açúcar, leite condensado e outras guloseimas, seja nas frutas ou iogurte vai impedir que seu organismo aproveite as vitaminas e minerais. 

Cultive hábitos de vida saudáveis e mantenha uma alimentação equilibrada para ter mais saúde e disposição. 

Leia Também:

O Sedentarismo na Quarentena como Resolver?

Dicas de Exercícios para Fortalecer os Pulmões