Saúde da Mulher

8 Cuidados primordiais para saúde da mulher

Você mulher, sábia que os cuidados com sua saúde vão além dos cuidados ginecológicos?

E o atendimento integral das mulheres, com acolhimento de suas necessidades e a garantia é um desafio que no Brasil está ainda em processo de consolidação.

A proposta deste texto é gerar momentos de reflexão sobre o bem-estar e saúde da mulher, que muitas das vezes ficam em segundo plano devido aos afazeres do dia a dia.

Alimentação saudável

Começo nossa conversa sobre cuidados com a saúde da mulher falando da importância da alimentação saudável.

Uma alimentação equilibrada é fundamental em todas as fases da vida de uma mulher, desde bebê até idosa. 

A ingestão de alimentos saudáveis reduz o risco de doenças, como o aumento do colesterol e o surgimento de diabetes e ainda garante bem-estar físico e mental.

Pratique exercícios físicos 

É mais do que comprovado por especialistas que as práticas de exercícios físicos acarretam inúmeros benéficos para nosso corpo.

E em se tratando da saúde da mulher não seria diferente.

Saiba que apenas 15 a 20 minutos de exposição à luz solar por dia, com uso de protetor solar, oferta a quantidade necessária diária de vitamina D. 

Tal substancia auxilia no combate da diabetes, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, pressão arterial alta e talvez até mesmo em um simples resfriado.

Maternidade e trabalho 

A mulher passa entre quatro e seis meses afastada do trabalho, a chamada licença maternidade. 

E o retorno ao trabalho pode vir acompanhado de dúvidas e incertezas e antes de retornar, é interessante se reiterar do que ocorre no trabalho.  

Uma volta tranquila ao trabalho implica o bem-estar do filho, por isso, é importante escolher com antecedência um cuidador de confiança. 

Não deixe essa decisão para a última hora, lembrando que é interessante escolher creches próximas ao trabalho ou de casa. 

A mulher no ambiente empresarial

Quando você estiver no ambiente de trabalho, busque se dedicar inteiramente a esta atividade. 

E ficar ligando de 15 em 15 minutos para saber com o filho está prejudica a qualidade do seu trabalho, tornando-se um desgaste emocional.

Expresse que você está interessada nos seus afazeres, reserve então momentos do dia para falar com seu filho ou com o cuidador, assim não causará incômodos no ambiente de trabalho.

Saiba que, a maternidade traz uma série de benefícios, não só para a saúde da mulher, como pode ter reflexos positivos na carreira.

Ora, aprende-se muito sobre como atuar em equipe, como interagir com o outro, afinal, ao sair da barriga o filho é um ser diferente de nós.

Saúde mental

Não dá para falar em saúde da mulher, sem no cuidado com a saúde mental, afinal a mulher conta com uma sobre carga de emoções o dia todo.

Assim como os exercícios físicos, preservar uma saúde mental é fundamental para que a vida possa ser conduzida da melhor forma possível.

Ora, se a mulher estiver passando por algum tipo de transtorno, como depressão, ansiedade, insônia e estresse, é primordial que ela busque ajuda especializada. 

Afinal, muitas vezes, elas se encontram em situações de violência doméstica, dupla ou tripla jornada de trabalho e até mesmo por conviverem em uma sociedade que supervaloriza a juventude.

Mini WorkShop Sobre Pompoarismo

Por isso que, ampliar o olhar perpassa o cuidado em saúde mental das mulheres e por tanto, a busca do bem-estar é necessária para lidar com a complexidade do dia a dia.

Avaliações periódicas de saúde

As consultas médicas devem ser regulares, não só para evitar doenças, mas também para, caso existam, sejam descobertas logo no início, elevando as chances de cura.

Faça então consultas regulares ao dermatologista, cardiologista, oftalmologista, ginecologista e clínico geral.

O intuito aqui não é “ procurar doença”, e sim zelar pela saúde da mulher e em consequência seu bem-estar.

É valoroso que alguns exames sejam feitos todos os anos, como câncer de colo de útero, mama e pele.

Outro exame que merece importância e muita das vezes é deixado de lado, é a densitometria óssea, que previne e identifica a osteoporose.

Afinal, as mulheres são mais propensas a esta doença, sendo possível assim, tratá-la antes que possa afetar a qualidade de vida da mulher.

Autoestima

Autoestima merece muita atenção quando se trata de cuidados com a mulher.

Pois, sem ela, a mulher para de ter vontade de cuidar de sua saúde, não busca soluções que melhorem os seus problemas e até mesmo não respeita os limites do próprio corpo.

Ou seja, uma mulher com autoestima é aquela que se sempre se preocupa com o seu bem-estar e também daqueles que estão à sua volta!

Os problemas com autoestima, são fáceis de serem observadas e uma delas pode ser a falta de cuidado com a própria saúde física e mental.

Com isso, se você mulher notar a perda de graça e interesse nas atividades cotidianas, busque por profissionais que possam te ajudar nessa questão.

Amigos e familiares também exercerem papel importante nessa abordagem, então notou uma mudança significativa de comportamento, não deixe de encaminhar e incentivar a idade dessa pessoa a um profissional.

Sexualidade feminina

Neste contexto sobre saúde da mulher, temos que ter claro que falar de sexualidade não é falar de sexo explícito. 

Contamos ainda em nossa sociedade com mulheres que ainda veem a sexualidade como um sentimento muito difícil para se refletir e falar sobre prazer sexual.

Seja pela criação que recebeu, seja pela sua conduta religiosa, seja por questões pessoais ou até mesmo como resultado as mídias que consideram quase tudo pornografia.

Chega a ser triste saber que há mulheres que resistem em usar coletor menstrual por não querer tocar o próprio corpo. 

E com todas as “ restrições” que encontramos, infelizmente uma mulher bem resolvida com sua sexualidade segue sofrendo preconceitos e violências.

Então mulher, não tenha vergonha do seu corpo, você é perfeita assim!

Vamos parar de romantizar corpos perfeitos feitos em clinicas de estéticas ou com ajuda da computação gráfica, seu corpo é seu e ele será lindo do seu jeito.

Conclusão

Dessa forma, encerro nosso texto salientando que quando falamos sobre saúde da mulher, não nos referimos somente a doenças.

É na verdade um quadro amplo de situações que constituem seu bem-estar físico e mental, devendo ser prioridade para elas e respeitado pelos demais.

Gostou do nosso texto? Deseja comentar algo?

Então use o espaço a seguir e não deixe de conferir nossas postagens!

Mini WorkShop Sobre Pompoarismo