Tratamentos Caseiros para Aliviar as Cólicas Menstruais

Tratamentos para Aliviar Cólicas Menstruais

Toda mulher que sofre com as cólicas menstruais sabe o quanto é desagradável e sofrido passar por isso todo mês. E o pior é que normalmente ela não vem sozinha, juntos estão as dores de cabeça, irritação e inchaço.

Tudo isso agrava ainda mais o problema e deixa qualquer mulher de cabelo em pé só de imaginar logo terá que enfrentar o problema novamente.

As cólicas menstruais atingem mais de 45% das mulheres em idade fértil no Brasil, sendo bem comum durante a adolescência.

Esses são dados que mostram que isso não é uma frescura e nem deve ser ignorado.

Mas ainda que pareça impossível se livrar desse problema existem algumas técnicas caseiras que podem te ajudar a diminuir e até acabar com as suas cólicas menstruais.

Todos os anos surgem novos medicamentos mais eficazes e mais fortes para o combate à dor. O problema é que todos sabemos que a auto medicação não deve ser algo natural no nosso cotidiano.

Então se você não pode ou não acha necessário buscar ajuda médica para tratar suas cólicas menstruais a melhor alternativa é tentar usar métodos caseiros para o alívio da dor.

Bolsa de água quente para aliviar cólicas menstruais:

Uma velha conhecida de quem sofre com cólicas menstruais é a bolsa de água quente. Ela ajuda a diminuir a intensidade da dor durante o período menstruação promovendo o relaxamento dos músculos.

Essa é uma medida simples e barata que se mostra muito efetiva, basta esquentar sua bolsa de água e colocar sobre a região abdominal até que a dor passe. É preciso apenas ter cuidado para não se queimar, então use uma toalha ou pano embaixo da bolsa.

Você pode usar esse método quantas vezes julgar necessário durante o período menstrual, não existe contraindicação. Um detalhe, é comum que após usar a bolsa por muito tempo o fluxo parece aumentado, não se preocupe, isso é normal.

Chás que ajudam a combater a dor das cólicas menstruais:

1. Chá de gengibre com valeriana:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de valeriana;
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:


Ferva a água e depois, já com o fogo desligado, acrescente a valeriana e o gengibre, deixe descansar por 15 minutos em uma vasilha tampada. Beba ainda quente e sem adoçar.

O gengibre age como anti-inflamatório natural que pode diminuir muito as dores e ainda tem ação anestésica que diminui os efeitos das cólicas. E quando associado à valeriana esse chá ainda oferece relaxamento muscular.

2. Chá de orégano:


Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de orégano;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Ferva a água, desligue o fogo e acrescente o orégano, deixe descansar em uma xícara tampada por 10 minutos. Beba ainda quente.

O orégano ajuda a diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos, mas também promove a eliminação de toxinas que podem piorar as dores das cólicas menstruais.

3. Chá de alfavaca:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de alfavaca;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:


Coloque a água e as folhas de alfavaca em uma panela e deixe ferver por 10 minutos, depois desligue o fogo e já pode ingerir o chá, ou se quiser, deixe esfriar com a vasilha tampada.

A alfavaca tem ação antiespasmódica e relaxante que ajuda a diminuir as contrações, diminuindo assim as dores das cólicas.

4. Chá de lavanda:


Ingredientes:

  • 25g de folhas de lavanda;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:


Leve a água e as folhas de lavanda ao fogo e deixe ferver por 5 minutos, depois coe e já pode consumir o chá.

A lavanda contém propriedades que estimulam a circulação sanguínea e assim tornam o fluxo menstrual indolor.

Mudanças na alimentação que evitam as cólicas menstruais:


Muita gente não sabe, mas o tipo de alimentação está diretamente ligado ao aparecimento das cólicas menstruais. Por isso é muito importante manter alguns cuidados com a alimentação que vão te ajudar a acabar com o problema.

  • Beba muita água: a água ajuda a evitar a retenção de líquidos, problema muito frequente durante o período menstrual. Além disso ela ajuda a normalizar o fluxo evitando a formação de coágulos.
  • Evite comer frituras, refrigerantes e doces: Esse tipo de alimento causa aumento na retenção de líquidos e esse é um dos principais fatores que causam as cólicas menstruais.
  • Comer alimentos ricos em fibras: as fibras presentes em frutas e legumes ajudam na eliminação do estrogênio. O estrogênio é um hormônio responsável pela contração muscular, sem ele o fluxo menstrual é eliminado com maior facilidade.

Atividades físicas que ajudam a evitar as cólicas menstruais:

Todo exercício feito regularmente ajuda a diminuir as cólicas, por isso escolha aquele que mais gosta e comece a praticar. Pode ser um esporte, natação, bicicleta, caminhada ou corrida, o importante é se manter ativa.

Mesmo que durante o período menstrual seja difícil manter o ritmo é importante se exercitar, mas sempre respeitando seus limites. Não é o momento de se forçar a nada, então vá somente até onde se sentir confortável.

A ideia é aumentar a produção de endorfina e a circulação sanguínea e não aumentar a resistência ou melhorar seus tempos.

Também existe um exercício voltado especificamente para quando você estiver sentindo cólicas menstruais. Basicamente consiste em você encostar os joelhos nos seios e segurar as pernas com os braços. Isso vai ajudar a aumentar circulação na região e melhorar a liberação do fluxo sanguíneo.

Reflexologia:

A reflexologia cada dia ganha mais adeptos, isso acontece por ser um método não invasivo e que tem se mostrado muito eficiente no combate a dores.

No caso das cólicas menstruais não é diferente. Por isso existe um tratamento específico com a reflexologia para esses casos.

O ideal é procurar um profissional, com ele os resultados sempre serão mais efetivos e prolongados. Mas se nesse momento você não tem como buscar esse tipo de ajuda pode tentar fazer você mesma.

Para começar deite-se com a barriga para cima e de preferência com uma roupa que não aperte sua barriga. Depois coloque suas mãos na região pélvica. Para ser mais preciso, bem onde as pernas se ligam ao abdômen, essa é a região que deve ser massageada.

Faça movimentos circulares pressionando o local por cerca de 10 minutos e logo os efeitos serão sentidos.

Conclusão

As cólicas menstruais podem causar muitas dores para algumas mulheres e até atrapalhar sua rotina. Mas seguindo as dicas aqui compartilhadas você pode conseguir curar ou pelo menos diminuir esse incomodo.

E, se ainda assim, o problema não for solucionado com nenhuma das opções listadas é indicado procurar ajuda de um médico. Além de dores mais comuns, algumas doenças podem causar como sintoma as cólicas.

Como Aliviar a Cólica Menstrual
Dicas de Como Aliviar a Cólica Menstrual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *